No mercado de negócios da atualidade, os clientes têm necessidades e exigências cada vez maiores. O advento da tecnologia ajuda para que as demandas cresçam e, por consequência, empresas tenham de realizar mudanças na sua gestão de negócios para não ficar para trás.

Nesse texto, vamos apresentar quais são os novos modelos de negócio presentes na atualidade, assim como a importância de cada um deles. Quer saber tudo sobre o tema? Então prossiga com a leitura!

O que são modelos de negócios?

Você sabe o que são os modelos de negócios em si? O modo com o qual uma empresa cria e dá seus produtos a seus consumidores é seu modelo de negócio.

Esse conceito, apesar de simples, rege todas as ações realizadas por qualquer empresa. E tem sofrido cada vez mais transformações na era digital.

Os novos modelos de negócio criados pelo avanço tecnológico demandam mudanças e alterações quase que diárias nos processos das empresas.

Qual a importância dos novos modelos de negócios?

Os novos modelos de negócio que têm surgido recentemente são ligados, como já mencionamos, à transformação digital e seus impactos no mundo como um todo.

Por exemplo, quem hoje em dia vai à pizzaria pedir uma pizza para comer em casa? Quando não se utiliza o telefone, as pessoas fazem uso de aplicativos, por exemplo.

Por isso, fica clara a importância de novos modelos de negócio para facilitar processos do dia a dia e trazer inovações necessárias.

Quais são os novos modelos de negócio?

Agora que você sabe o que são e qual a importância dos novos modelos de negócio, vamos apresentar quais são, assim como as suas vantagens. Confira!

1. Modelo de assinatura

O modelo de negócios por assinatura, como o próprio nome sugere, mantém o cliente por longos períodos de tempo. A estratégia utilizada para captar e manter o consumidor neste modelo é o valor de tempo de vida (lifetime value).

Durante a assinatura, o cliente pode usufruir dos benefícios. Exemplos práticos são a Netflix e outros serviços pagos de streaming de vídeos.

2. Modelo free

O objetivo do modelo free (gratuito) é dar apenas um gosto ao cliente. Você se lembra de quando os supermercados ofereciam apenas uma prova de um novo produto que chegou? O pensamento é o mesmo.

Para que seja possível fazer o desbloqueio de todas as funcionalidades, você deve realizar o pagamento. Como exemplo, temos o Spotify, no qual é possível ouvir músicas por streaming, porém com propagandas no modo free.

3. Modelo on demand

O modelo on demand (sob demanda, em tradução livre) tem como chamativo a possibilidade de personalização do conteúdo.

Os clientes podem escolher exatamente que tipo de serviços desejam. Esse modelo de negócio se alinha muito com o preceito atual de apenas pagar para utilizar o que se deseja.

Um exemplo são as empresas de satélite e TV a cabo, que é possível escolher quais canais vão fazer parte do pacote.

4. Modelo Marketplace

O último modelo que vamos apresentar é o marketplace. Difundido principalmente pelo Mercado Livre desde os anos 2000, é possível o anúncio de produtos ou serviços por qualquer pessoa. Além disso, há diversas outras opções.

Através da plataforma, não precisa ser um vendedor para ter visibilidade em seu anúncio. Essa espécie de vitrine virtual garante a segurança, tem políticas para envio e pagamento e regras para a venda.

Exemplos famosos são o Mercado Livre, o Enjoei e a OLX.

Como estudar esses novos modelos de negócio?

Você tem interesse em estudar os novos modelos de negócio? Então temos a opção certa para você. Na pós-graduação de Startup e Future Management, essa é uma das disciplinas do conteúdo programático.

Por meio do curso é possível aprender os novos modelos de negócios, assim como transformar ideias em produtos.

Com certeza, saber sobre os novos modelos de negócio vai ser algo benéfico ao profissional do futuro, assim como o do presente. E, nessa missão, ter um bom estudo aprofundado no tema vale a pena.

Gostou de saber mais sobre os novos modelos de negócio? Se você se interessa pelo tema, entre em contato com a HSM University e saiba mais sobre os cursos que temos a oferecer!