Manter uma gestão empresarial eficiente é um desafio para qualquer organização. Em um cenário globalizado e competitivo, investir em uma metodologia ágil é essencial para manter um bom funcionamento.

E um ótimo exemplo disso é a metodologia OKR. Válida tanto para pequenas quanto para médias e grandes empresas, ela contribui para o crescimento do negócio e para a estruturação de estratégias internas voltadas para a equipe.

Quer entender melhor o que é e como aplicar esse conceito em mais detalhes? Continue a leitura deste artigo para descobrir!

O que é a metodologia OKR?

OKR é a sigla para “Objectives and Key Results“. Este é um sistema de definição de metas usado por grandes empresas, como o Google, Spotify, Target e LinkedIn.

Em geral, suas definições são reavaliadas trimestralmente. Seu principal objetivo é alinhar e trazer cadência para a organização. Assim, todas as equipes andam na mesma direção, com prioridades bem estabelecidas e um ritmo constante. Seus componentes podem ser explicados da seguinte maneira.

Objectives (Objetivos)

Aqui, encontram-se as descrições qualitativas das metas que se quer alcançar. Elas são curtas, porém inspiradoras, para motivar a equipe.

Key Results (Resultados-chave)

O termo refere-se a um conjunto de métricas que registram a progressão até os objetivos. Para cada um deles, é melhor visar apenas de 2 a 5 resultados, para que sejam lembrados frequentemente.

Como aplicá-la, na prática?

Agora, é hora de entender como aplicar a OKR, na prática, com alguns preceitos básicos. Veja só!

Defina as prioridades da empresa

Primeiro, é fundamental entender quais são as prioridades da empresa. Onde você deseja chegar? E em quanto tempo? Por que essa determinação é importante? Responda essas perguntas para elencar níveis de prioridade.

Mantenha suas metas simples

As metas a serem atingidas devem ser simples. Lembre-se de que elas fazem parte de um plano maior. Então, somar os resultados significa ter respostas para um grande desafio.

Promova o engajamento da equipe

Uma das propostas fundamentais da OKR é o engajamento da equipe. Mas isso não acontece de maneira automática. É preciso que você incentive esse envolvimento, faça avaliações de desempenho e encontre maneiras de motivar os profissionais.

Faça sessões de OKR Planning

A metodologia depende, essencialmente, de planejamento. Portanto, faça sessões direcionadas para objetivos macro e demais definições entre gestores e equipes.

Quais são as principais vantagens desta metodologia?

Embora cada empresa tenha uma aplicação diferente para a OKR, as vantagens são as mesmas. Estas são as mais importantes!

Metas ágeis

A OKR tem uma abordagem cíclica e curta, para que dê tempo de se adaptar a mudanças.

Simplicidade

O processo é leve e simples, para que as metas sejam cumpridas em dias, e não em meses.

Transparência

O propósito primordial da OKR é alinhar a organização e atingir a todos os níveis da empresa, sem exceções.

Como você pode ver, a metodologia OKR é sistêmica. E investir nela é a melhor maneira de melhorar a eficiência e o desempenho da empresa perante o mercado e o público interno. Portanto, agora que você sabe como ela funciona, reúna-se com a sua equipe e comece já a estruturá-la.

Este artigo foi útil para você? Para receber mais notícias e atualizações sobre este assunto, assine nossa newsletter!

Quero indicar um amigo