Garantir e conservar a motivação dos funcionários é essencial para o sucesso da empresa. Por isso, os pilares da gestão de pessoas são importantes para trazer soluções práticas que melhoram o clima organizacional, harmonizando as equipes.

Afinal de contas, a satisfação dos colaboradores é de grande importância, já que eles são os responsáveis diretos pela produtividade da companhia. Além disso, os talentos da atualidade não estimam somente a remuneração e os benefícios. Eles também desejam um ambiente laboral que reconheça suas habilidades e contribua para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Pensando nessas demandas, elaboramos este conteúdo sobre os pilares da gestão de pessoas e como desenvolvê-los na organização. Confira!

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Existem 5 fundamentos que correspondem ao gerenciamento de pessoas. Eles são distintos, mas se complementam. Conheça-os a seguir.

  1. Motivação: é o ponto de partida para os outros pilares, pois a empresa depende do comprometimento individual de cada profissional que faz parte dela.
  2. Comunicação: um diálogo horizontal é de grande importância para a jornada laboral. É necessário que gestores, líderes e funcionários conversem entre si sem barreiras, inclusive diferentes setores. A comunicação de toda a empresa deve ser clara, objetiva e integrada.
  3. Trabalho em equipe: atuar de forma coletiva é fundamental para facilitar o fluxo operacional e construir um ambiente organizacional agradável. Os colaboradores devem estar em sintonia para que isso aconteça com naturalidade.
  4. Conhecimento e competência: a cultura do aprendizado favorece a evolução dos funcionários. Para aplicar o conhecimento certo de acordo com o cargo e o perfil do funcionário, é necessária uma avaliação de desempenho.
  5. Treinamento e desenvolvimento: esse último pilar serve de “adubo” para garantir o crescimento e a maturação da gestão de pessoas. Afinal, se a companhia treina e desenvolve a equipe, o resultado é sentido na qualidade dos produtos/serviços e no faturamento dos negócios.

Por que construir cada um desses pilares?

O capital humano é o bem mais precioso de uma companhia. Logo, esse é o principal motivo de os pilares mencionados serem tão importantes, pois ajudam na motivação, na comunicação estratégica e no controle da rotatividade.

Um talento promissor espera de uma instituição as possibilidades de crescimento, estabilidade, reconhecimento, valorização, entre outras. Portanto, as práticas de gestão de pessoal devem suprir essas demandas.

Como essas questões impactam o sucesso da empresa?

Existe uma grande variedade de benefícios que podem ser obtidos por meio do gerenciamento estratégico de equipes. Veja:

  • ajuda a companhia no alcance das metas operacionais graças ao desenvolvimento dos times;
  • aumenta o nível de confiança entre gestores e liderados;
  • cria uma cultura de alto desempenho graças à adoção de uma gestão inteligente;
  • deixa o ambiente mais criativo e inovador;
  • estabelece um senso de propósito e uma conduta colaborativa;
  • favorece a retenção de profissionais qualificados;
  • possibilita uma abordagem mais ética nas relações de trabalho.

Como se capacitar para desenvolver esses pilares?

Após conferir as vantagens acima, você, gestor, deve estar interessado em se capacitar para desenvolver os pilares mencionados no seu time. Nesse sentido, a solução é cursar uma pós-graduação em gestão estratégica de pessoas.

Esse tipo de especialização desenvolve competências e habilidades para gerenciar equipes com eficiência. Para isso, você aprenderá os conhecimentos teóricos, técnicos e metodológicos dos principais fatores relacionados à produtividade no ramo laboral.

Desenvolva colaboradores centrados em potencializar a empresa e em liderar times de alto desempenho. Seja um gestor especializado em construir abordagens estratégicas, como planejamento, valorização de equipes, gerenciamento de carreiras, inovação operacional e comportamento organizacional.

Com esse estudo, você desenvolve habilidades importantes para todos os setores da sua empresa, não somente no RH. Portanto, ele é recomendado para qualquer profissão ou carreira. Para aprender os pilares da gestão de pessoas e como desenvolvê-los de forma estratégica, entre em contato conosco agora mesmo.

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.