Você sabia que construir um plano de carreira pode ajudar a melhorar a motivação e os resultados de uma equipe? Quando a gestão de pessoas não é benfeita, a tendência é que os talentos da equipe migrem para outras empresas em busca de melhor colocação profissional. De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, 42% dos líderes em talentos se preocupam com a retenção.

Neste texto você entenderá o que é um plano de carreira e como ele pode ajudar a instituição. Depois, verá algumas dicas para fazer o seu próprio programa de acordo com as necessidades dos profissionais. Acompanhe!

O que é plano de carreira?

Pode-se dizer que um plano de carreira é um programa para que os profissionais que já estão na equipe consigam avançar, sendo recompensados por cada objetivo alcançado, bem como pelo tempo de trabalho.

Com a criação de um programa, é possível incentivar os profissionais que estão na base para que eles possam aspirar o topo, conseguindo cargos de liderança. O plano é uma forma de incentivar, entre outras coisas, mais produtividade na equipe.

Além de colaborar para a motivação da equipe, essa é uma forma de reter talentos. É comum que as empresas percam seus melhores colaboradores quando eles não veem na empresa possibilidades de crescimento e valorização.

O plano de carreira pode fazer com que os talentos permaneçam mais tempo na instituição. Dessa forma, menos recursos serão necessários para encontrar e treinar novos colaboradores.

Como criar um plano de carreira para a equipe?

Veja agora quais são as melhores dicas para elaborar um plano de carreira para a sua equipe!

Compreenda a sua equipe

Como você viu, o plano de carreira é algo capaz de motivar os colaboradores. Para que o objetivo seja cumprido, é necessário que você compreenda bem a equipe, fazendo o papel de um grande líder.

Faça uma pesquisa com os colaboradores e pergunte como eles gostariam de ser recompensados pelo trabalho realizado. Sonde também quais seriam as metas ideias, na visão deles, para que a empresa consiga crescer.

Pense nas formas de progressão da carreira

Tendo as informações acima em mãos, tente pensar em quais seriam as melhores formas para que os colaboradores progridam na carreira. É interessante considerar variáveis como tempo de carreira, avaliações institucionais e treinamentos realizados, dando a cada uma delas o valor que a empresa acredita que tem.

Descubra os pontos fortes e os de melhoria

Na criação do plano de carreira, o líder também deve considerar quais são os pontos fortes e os que precisam ser melhorados na instituição. O que já funciona bem deve ser incentivado para continuar colhendo bons resultados. Por outro lado, o que precisa de melhorias pode ser considerado como peça-chave para uma possível promoção ou bonificação.

Estabelece metas

De acordo com o esboço já traçado, deve-se estabelecer quais metas devem ser atingidas — elas serão o guia dos colaboradores. Vale lembrar que metas muito altas poderão surtir o efeito contrário ao imaginado.

Quando a equipe não consegue bater as metas, a motivação cai, bem como a produtividade. Por outro lado, deixar as metas muito baixas cria a sensação de dever cumprido antes do ideal. É necessário estudar um ponto de equilíbrio que possa estimular todos os colaboradores a render mais.

Dê feedbacks

Como os colaboradores foram úteis na criação do plano de carreira, é importante mostrar a eles qual foi o resultado, explicando as decisões tomadas. Como um bom líder, deixe claro que o programa nunca é fechado, ou seja, estará sempre aberto a sugestões e mudanças de acordo com o comportamento e os resultados obtidos.

Apenas grandes líderes são capazes de elaborar um bom plano de carreira, uma vez que é necessário ouvir e entender as reais necessidades dos colaboradores. Por isso, é essencial desenvolver e exercitar a liderança para motivar e manter os talentos na instituição.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outras dicas como essas! Estamos no LinkedIn, no Instagram, no Twitter, no Facebook e no YouTube!

Quero indicar um amigo