Se você deseja otimizar a sua gestão de projetos, compreender para que serve e qual é a importância do guia PMBOK é essencial para encontrar os corretos padrões de qualidade, pautando-se por práticas testadas e registradas.

Os processos descritos no PMBOK são práticas que quase sempre se aplicam às mais diferentes áreas e podem ser a base para uma gestão empresarial eficiente quando o assunto é projetos.

Mas o que essa sigla significa? Como esse guia pode ser utilizado de forma relevante pela sua organização? Acompanhe as próximas linhas e entenda!

O que é o guia PMBOK?

PMBOK é um acrônimo para Project Management Book of Knowledge (Livro de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, em tradução literal). Criado e supervisionado pela associação internacional sem fins lucrativos PMI (Project Management Institute), teve a sua primeira publicação em 1996 e foi sendo atualizado ao longo do tempo ― está na 6ª edição.

No PMBOK, estão compilados o conjunto de processos, melhores práticas, terminologias e diretrizes que são aceitos como padrões dentro do setor de gerenciamento de projetos. Como o volume de conhecimento sempre está em ascensão, à medida que os profissionais descobrem algo novo, o guia deve ser atualizado e disseminado.

O PMBOK abrange 5 grupos de processos considerados básicos e 10 áreas de conhecimento comuns à maioria dos projetos. Confira a seguir.

Os 5 grupos básicos de processos

1. Início;
  2. Planejamento;
  3. Execução;
  4. Monitoramento e Controle;
  5. Conclusão.

As 10 áreas de conhecimento

1. Gerenciamento de Integração;
  2. Gerenciamento do Escopo;
  3. Gerenciamento de Tempo;
  4. Gerenciamento de Custos;
  5. Gerenciamento da Qualidade;
  6. Gerenciamento de Recursos Humanos;
  7. Gerenciamento de Comunicações;
  8. Gerenciamento de Riscos;
  9. Gestão de Contratos;
  10. Gerenciamento de Partes Interessadas.

Quais são as vantagens da utilização do PMBOK?

Confira agora alguns benefícios de adotar o PMBOK em sua empresa.

Organização

O PMBOK apresenta um passo a passo que ilustra as relações entre os grupos de processos. Isso permite padronizar o planejamento de cada elemento do projeto ou área de conhecimento e criar uma verdadeira abordagem sistêmica essencial para a organização pessoal e coletiva durante todas as fases de execução do projeto.

Eliminação de etapas desnecessárias

Como o PMBOK apresenta definições claras para cada processo no gerenciamento de projetos, as decisões do projeto durante a implementação são mais objetivas e acabam excluindo tarefas desnecessárias. Isso ajuda a manter o foco e melhorar a qualidade geral do trabalho.

Otimização do processo

A padronização de processos em um projeto garante agilidade, melhor desempenho e transparência. Isso porque o PMBOK tem o objetivo de garantir que a metodologia de trabalho escolhida seja a mais simples possível, de maneira que os times consigam se concentrar na otimização dos resultados do projeto.

Dessa forma, até mesmo a gestão de pessoas é beneficiada, uma vez que diminuirá os problemas com sobrecarga de tarefas e estresse.

Redução de custos

O controle dos custos é vital para a vida de qualquer projeto. Com o PMBOK, é possível estruturar os custos de forma minuciosa, utilizando uma série de melhores práticas para o gerenciamento de recursos, sem esquecer fatores internos e externos ao projeto, como ambiente da empresa, ativos do processo organizacional e técnicas analíticas.

Vale ressaltar que o PMBOK não é uma metodologia. Apesar de ser um guia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos, é totalmente adaptável aos diversos modelos de negócio. Como os projetos estão presentes no meio empresarial todo o tempo (da construção de um prédio à criação de um site), esse guia busca oferecer diretrizes para uma cultura universal de planejamento.

Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos sobre tecnologia e gestão empresarial? Inscreva-se em nosso canal no YouTube e curta as nossas páginas no Facebook e LinkedIn!