Se você deseja otimizar a sua gestão de projetos, compreender para que serve e qual é a importância do guia PMBOK é essencial para encontrar os corretos padrões de qualidade, pautando-se por práticas testadas e registradas.

Os processos descritos no PMBOK são práticas que quase sempre se aplicam às mais diferentes áreas e podem ser a base para uma gestão empresarial eficiente quando o assunto é projetos.

Mas o que essa sigla significa? Como esse guia pode ser utilizado de forma relevante pela sua organização? Acompanhe as próximas linhas e entenda!

O que é o guia PMBOK?

PMBOK é um acrônimo para Project Management Book of Knowledge (Livro de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, em tradução literal). Criado e supervisionado pela associação internacional sem fins lucrativos PMI (Project Management Institute), teve a sua primeira publicação em 1996 e foi sendo atualizado ao longo do tempo ― está na 6ª edição.

No PMBOK, estão compilados o conjunto de processos, melhores práticas, terminologias e diretrizes que são aceitos como padrões dentro do setor de gerenciamento de projetos. Como o volume de conhecimento sempre está em ascensão, à medida que os profissionais descobrem algo novo, o guia deve ser atualizado e disseminado.

O PMBOK abrange 5 grupos de processos considerados básicos e 10 áreas de conhecimento comuns à maioria dos projetos. Confira a seguir.

Os 5 grupos básicos de processos

  1. Início;
  2. Planejamento;
  3. Execução;
  4. Monitoramento e Controle;
  5. Conclusão.

As 10 áreas de conhecimento

  1. Gerenciamento de Integração;
  2. Gerenciamento do Escopo;
  3. Gerenciamento de Tempo;
  4. Gerenciamento de Custos;
  5. Gerenciamento da Qualidade;
  6. Gerenciamento de Recursos Humanos;
  7. Gerenciamento de Comunicações;
  8. Gerenciamento de Riscos;
  9. Gestão de Contratos;
  10. Gerenciamento de Partes Interessadas.

Quais são as vantagens da utilização do PMBOK?

Confira agora alguns benefícios de adotar o PMBOK em sua empresa.

Organização

O PMBOK apresenta um passo a passo que ilustra as relações entre os grupos de processos. Isso permite padronizar o planejamento de cada elemento do projeto ou área de conhecimento e criar uma verdadeira abordagem sistêmica essencial para a organização pessoal e coletiva durante todas as fases de execução do projeto.

Eliminação de etapas desnecessárias

Como o PMBOK apresenta definições claras para cada processo no gerenciamento de projetos, as decisões do projeto durante a implementação são mais objetivas e acabam excluindo tarefas desnecessárias. Isso ajuda a manter o foco e melhorar a qualidade geral do trabalho.

Otimização do processo

A padronização de processos em um projeto garante agilidade, melhor desempenho e transparência. Isso porque o PMBOK tem o objetivo de garantir que a metodologia de trabalho escolhida seja a mais simples possível, de maneira que os times consigam se concentrar na otimização dos resultados do projeto.

Dessa forma, até mesmo a gestão de pessoas é beneficiada, uma vez que diminuirá os problemas com sobrecarga de tarefas e estresse.

Redução de custos

O controle dos custos é vital para a vida de qualquer projeto. Com o PMBOK, é possível estruturar os custos de forma minuciosa, utilizando uma série de melhores práticas para o gerenciamento de recursos, sem esquecer fatores internos e externos ao projeto, como ambiente da empresa, ativos do processo organizacional e técnicas analíticas.

Vale ressaltar que o PMBOK não é uma metodologia. Apesar de ser um guia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos, é totalmente adaptável aos diversos modelos de negócio. Como os projetos estão presentes no meio empresarial todo o tempo (da construção de um prédio à criação de um site), esse guia busca oferecer diretrizes para uma cultura universal de planejamento.

Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos sobre tecnologia e gestão empresarial? Inscreva-se em nosso canal no YouTube e curta as nossas páginas no Facebook e LinkedIn!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe HSM University.