Para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso que os profissionais busquem um constante aprimoramento e desenvolvam habilidades demandadas pelas empresas. Com isso, houve um aumento de instituições ofertando cursos de formação e especialização, mas é necessário prestar atenção à qualidade e à certificação do ensino, ainda mais em uma pós-graduação EAD.

Continuar o aprendizado após a sua formação é um passo importante para quem pretende crescer na vida profissional. Uma pós-graduação proporciona o conhecimento necessário para se especializar na área escolhida, além de mais oportunidades de carreira, melhores salários, networking e crescimento pessoal.

A pós-graduação EAD é a opção certa para quem almeja esse feito, mas tem uma vida corrida. Continue a leitura deste texto e saiba quais características avaliar no momento da escolha para garantir um aprendizado de boa qualidade, certificado e seguro!

1. Histórico da instituição

Pesquise sobre a instituição que você queira ingressar, observando dados, histórico e qualificação do corpo docente. Outro ponto importante é verificar se a grade curricular corresponde à formação oferecida e se o conteúdo é atual. Essas informações devem constar no site, mas vale pedir depoimentos de ex-alunos para conferir o processo de formação e a metodologia aplicada.

2. Reconhecimento do MEC

Toda instituição que dispõe de cursos presenciais ou EAD precisa ter reconhecimento do MEC para assegurar a validade do certificado e os recursos necessários para a aprendizagem.

No portal e-MEC você pode consultar a situação da instituição que oferece a pós-graduação e outros dados importantes de avaliação geral junto ao Ministério da Educação. Os padrões básicos exigidos são uma carga horária mínima de 360 horas e pelo menos metade dos professores sendo doutores e mestres.

3. Corpo docente

O auxílio de professores dotados de conhecimento e experiência de mercado traz tranquilidade e domínio do conteúdo abordado. Por isso, verifique a lista do corpo docente da instituição e as respectivas titulações para cada disciplina.

Você ainda pode acessar o currículo de cada um deles pela Plataforma Lattes. Cursos de especialização, mestrado e doutorado são indicadores de profissionais qualificados e aptos a exercerem a função.

4. Qualidade do material

A qualidade dos materiais de pós-graduação EAD deve atender a certos padrões de formato e conteúdo programático. O curso precisa ter uma linguagem de fácil compreensão e assuntos atuais, além de recursos audiovisuais e suporte e mentoria dos professores. A proposta é oferecer aulas mais interativas e exemplos práticos que evidenciam a sua aplicabilidade na rotina profissional, proporcionando mais autonomia.

5. Certificações e selos

Outra forma de averiguar a qualidade da pós-graduação é por meio da presença de certificações e selos. A instituição recebe esses reconhecimentos quando conta com modelos e procedimentos exigidos por uma entidade especializada — MEC e Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Para escolher uma pós-graduação EAD é preciso avaliar as características essenciais de uma instituição séria e comprometida com o ensino-aprendizagem. A HSM University é um portal de ensino e referência no mercado de gestão e negócios, oferecendo cursos livres e de especialização com conteúdo de grandes gestores — o HSM Experience.

Quer mais detalhes sobre a nossa pós-graduação e modalidade ensino? Entre em contato conosco pelo nosso site e confira!