O capital humano é o principal bem de toda organização e representa uma vantagem competitiva que pode transformar o negócio de forma muito positiva. Com essa premissa, os profissionais de qualquer área, interessados em desenvolver as melhores práticas e estratégias de liderança, têm, na pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, a melhor alternativa para aquisição desses conhecimentos.

Em razão das atuais demandas do mercado, mudanças nas relações de trabalho e novas configurações nas empresas, os gestores se veem diante de novos papéis e processos que precisam ser bem geridos para que o negócio acompanhe o cenário contemporâneo.

Se você quer desenvolver seus potenciais para uma liderança efetiva, continue lendo este artigo. Nele, explicamos o significado da gestão estratégica de pessoas e como uma pós-graduação pode ajudar. Entenda!

O que significa Gestão Estratégica de Pessoas?

Fruto da evolução dos conceitos da administração, a gestão estratégica de pessoas tem o objetivo de alinhar as necessidades estratégicas da empresa com o desenvolvimento dos talentos que ali trabalham.

Ao serem equilibrados os objetivos individuais ― que em geral estão ligados à estabilidade financeira, crescimento profissional e autorrealização ― assim como os corporativos, a empresa pode ganhar muito com a retenção e engajamento dos melhores talentos. Como consequência, aumenta-se a produtividade, entregando um serviço de excelência, e se vê o crescimento despontar.

Para tanto, os líderes precisam desenvolver conhecimentos e utilizar ferramentas que criem um ambiente colaborativo, com políticas e ações que sirvam de pilares para sustentar a motivação do pessoal. Isso é feito por meio de um planejamento de integração entre os setores administrativos, de recursos humanos e gestores.

Qual a importância de uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas?

Com base no que explicamos, fica claro que as empresas precisam de profissionais arrojados e experientes para gerir essas mudanças na gestão de seus colaboradores. Não importa a área de atuação, garantir que a equipe esteja integrada com as expectativas do negócio é fundamental, especialmente em um momento em que a tecnologia muda significativamente os processos e as relações de trabalho.

A boa notícia é que há carência de profissionais com esse tipo de formação no mercado. Por isso, com a pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas você vai adquirir esses conhecimentos de forma estruturada, uma vez que a especialização se foca nas seguintes esferas essenciais do gerenciamento de pessoal:

  • capacidade de análise e compreensão da realidade dos colaboradores;
  • aspectos legais e de mercado;
  • planejamento de ações, ferramentas e formas de avaliação na área de recursos humanos.

O que faz um gestor de pessoas?

O gestor de pessoas é uma figura que vem ganhando cada vez mais importância dentro das empresas. Afinal, quem negligencia o material humano dificilmente vai conseguir bons resultados, certo?

A existência de pessoas insatisfeitas e a alta rotatividade de colaboradores atrasam os processos e reduzem a produtividade. Isso acaba fazendo com que a empresa demore mais para se desenvolver e tenha eventual dificuldade em acompanhar a evolução do mercado.

Por outro lado, um bom gestor está sempre em busca de encontrar meios para tornar a equipe mais produtiva, criando estratégias e buscando novas maneiras de manter o pessoal engajado em qualquer situação.

Dentre as principais responsabilidades desse profissional, podemos citar:

  • a promoção de uma melhora na comunicação, tanto de maneira horizontal quanto vertical;
  • manter os colaboradores motivados;
  • criar estratégias para retenção de talentos;
  • fazer a mediação de possíveis conflitos;
  • oferecer e manejar feedbacks;
  • e atuar como uma ponte entre a empresa e seus colaboradores.

Por isso, ele acaba sendo uma pessoa crucial para o sucesso de qualquer organização.

Como desenvolver pessoas?

Agora que você já entendeu qual é a importância de profissionais capacitados com uma pós-graduação em gestão de pessoas, está na hora de pensar sobre como isso funciona na prática. Portanto leia um pouquinho mais e veja algumas técnicas muito empregadas para o desenvolvimento dos colaboradores!

Demonstre que os colaboradores são valorizados pela empresa

Todo mundo gosta de sentir que a empresa reconhece seus esforços e valoriza seu trabalho, não é verdade? Por essa razão, isso faz toda a diferença no dia a dia dos colaboradores e no seu relacionamento com o trabalho.

Afinal, ao sentir que o seu serviço é realmente relevante, o colaborador veste a camisa da organização e sente mais motivação para dar o melhor de si todos os dias. E pode acreditar, ainda que essa pessoa receba uma proposta melhor, ela vai pensar duas vezes.

Portanto o gestor deve sempre transmitir, por meio de ações e palavras, que a empresa coloca seu time sempre em primeiro lugar. Assim, uma comunicação clara sobre todas as medidas que são tomadas pensando no bem-estar de cada um é essencial.

Aprimore todo o processo de recrutamento

Encontrar a pessoa certa para cada vaga é uma forma de tomar decisões mais acertadas, gerando menos estresse na equipe e reduzindo a rotatividade de colaboradores. E isso vai poupar tanto o tempo quando os recursos financeiros da organização.

Portanto cabe ao gestor criar estratégias junto ao RH para traçar o perfil ideal para cada vaga e atrair talentos que agreguem valor às equipes. Assim, você terá pessoas muito mais qualificadas, somando forças com os demais colaboradores e vai gastar menos energia para integrá-las à organização.

Promova mais autonomia

Saber ouvir e dar espaço para as potencialidades de cada profissional: essas são qualidades básicas de todo bom gestor. Procure, desse modo, desenvolver ambientes favoráveis à criatividade e tente aproveitar as ideias sempre que possível.

Além disso, deixar que os colaboradores assumam determinadas responsabilidades e lidem com certas questões com independência também consiste em uma ótima forma de gerar engajamento e comprometimento.

Conheça o perfil de cada colaborador

Para uma gestão de pessoas de qualidade, é importante conhecer o perfil de cada membro da equipe. Entender seus pontos fracos e fortes ajuda você a aproveitar melhor o que cada pessoa tem de mais valioso, além de direcionar seus esforços para vencerem suas dificuldades.

Como é a estrutura dessa especialização 100% online?

Uma das grandes vantagens da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas é que você pode cursá-la na modalidade de Ensino a Distância (EAD), 100% online. Dessa forma, fica muito mais fácil se organizar e evitar a disponibilidade que um curso presencial exige ― mas com a mesma qualidade de aprendizado.

Em cada módulo você conta com professores-tutores que vão acompanhá-lo nos estudos, dirigir as atividades e tirar todas as suas dúvidas. A criação dos conteúdos, por sua vez, também fica a cargo de especialistas com experiência tanto no ensino como no mercado.

Confira resumidamente o conteúdo programático do curso:

  • estratégia na era digital: como analisar cenários e desenvolver políticas estratégicas na atualidade;
  • negociação em ambiente de rápida mudança: como realizar negociações em um ambiente multicultural;
  • gestão de comportamento organizacional: compreender os elementos que regem os comportamentos na empresa e como construir a motivação;
  • planejamento, recrutamento e seleção: como conquistar e efetivar os melhores talentos do mercado;
  • gestão de carreiras: como planejar a gestão de carreira segundo as atuais expectativas;
  • remuneração e recompensas: compreender e gerir de maneira estratégica as políticas de benefícios;
  • comunicação interpessoal e corporativa: como desenvolver estratégias de relacionamento interpessoal e comunicação na empresa;
  • gestão por competências e avaliação de pessoas: conceituar a gestão das potencialidades e conhecer as tendências de avaliação do desempenho;
  • desenvolvimento, retenção e valorização de talentos: estabelecer políticas e estratégias de valorização profissional;
  • inovação e gestão de pessoas: entender o papel da inovação como diferencial para a gestão de pessoas.

Portanto, se você está buscando se aprimorar na carreira e conquistar seu espaço no mercado de trabalho, investir em uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas é uma ótima decisão! E, se você optar pela versão EAD, ainda vai ter mais flexibilidade para assistir às aulas e poderá conciliar o curso com suas demais atividades. Conheça mais sobre o curso e não perca mais tempo! O mercado de trabalho não vai parar para esperar você se decidir.

Você já conhecia a importância do gestor de pessoas? Ficou com vontade de saber mais sobre o curso? Então, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas o quanto antes!

Quero indicar um amigo