A busca pelo conhecimento é fundamental para aqueles que querem ter um diferencial no mercado de trabalho. Para quem já possui uma graduação, a especialização é o melhor caminho. Mas, nesta hora, muita gente fica em dúvida se faz uma pós-graduação ou MBA.

É importante lembrar que o mercado de trabalho atual exige cada vez mais profissionais capacitados, que entreguem um resultado de qualidade para a empresa. Mesmo na área de gestão, é fundamental conhecer as novidades do seu setor de atuação e buscar sempre cada vez mais conhecimento.

Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos este artigo especialmente para você. Saiba agora mesmo o que é cada uma dessas especializações, o que considerar na hora de escolher e como ela poderá destacar o seu currículo. Confira agora mesmo!

O que é a pós-graduação?

De toda forma, qualquer especialização que venha após a graduação recebe este nome, seja um mestrado, doutorado ou pós-doutorado (PHD). A pós-graduação é dividida em Lato Sensu e Stricto Sensu.

O Lato Sensu é uma especialização que visa aperfeiçoar o profissional para uma área específica do mercado de trabalho. Ela é indicada principalmente para pessoas que possuem uma graduação e querem se especializar, buscando, assim, um diferencial em seus currículos.

Por sua vez, o Stricto Sensu é voltado para o lado acadêmico e resulta em títulos como mestrado e doutorado. É um tipo de pós-graduação para quem deseja seguir a carreira como pesquisador ou professor. A trajetória exige disciplina, pesquisa e muito comprometimento, já que será necessário aprofundamento no estudo e a defesa de uma tese inédita para a conclusão do curso.

O que é MBA?

O Master Business Administration ou MBA — como ficou popularmente conhecido — foi um termo bastante difundido inicialmente nos Estados Unidos e que chegou com força no Brasil. É, basicamente, uma pós-graduação Lato Sensu voltada para a área de gestão.

Ela é direcionada principalmente para profissionais graduados nas mais diversas áreas, mas que necessitam de conhecimento na área de gestão profissional. Por exemplo, um médico que foi promovido a diretor de uma clínica ou um professor que se tornará diretor de um colégio.

Ela recebe este nome diferenciado de MBA, e não pós, pelo fato de especializar principalmente na área de negócios, gestão empresarial e liderança.

Como escolher a melhor opção?

Como você pode perceber, as duas opções devem ser consideradas e a decisão baseada em qual objetivo você espera da especialização. Se você quer se aprofundar em sua área de trabalho, a melhor opção é a pós-graduação. Se o que você precisa é ter noções aprofundadas sobre gestão de negócios, opte pelo MBA.

Independentemente da modalidade você optar, analise o conteúdo programático, características da instituição e se ela atenderá todas as necessidades que você busca. Observe, ainda, os professores e seus currículos. Isso é essencial para que o conhecimento ao final do curso seja de fato recompensador.

Se você gostou de nosso artigo sobre as diferenças em pós-graduação e MBA, siga nossa página no Facebook. Lá sempre compartilhamos conteúdos importantes para você avançar ainda mais em sua carreira. Até a próxima!