Os chamados profissionais disruptivos se caracterizam por manterem um processo de desenvolvimento pessoal constante. Eles são capazes de criar e propor soluções novas e inovadoras para velhos problemas.

Esse tipo de profissional é cada vez mais requisitado pelas empresas por conta de suas habilidades redobradas. É o profissional disruptivo que consegue encontrar respostas criativas em momentos de crise e tomar decisões necessárias de maneira segura.

Uma pessoa pode desenvolver um perfil disruptivo ao exercitar algumas habilidades de comportamento. Neste artigo, vamos explicar quais são os 4 passos para você se tornar um profissional disruptivo!

1. Desenvolva o autoconhecimento

Esse é o primeiro passo para se tornar um verdadeiro profissional disruptivo. Somente quando nos conhecemos de verdade e geramos mudanças em nós mesmos, podemos realmente mudar algo no mundo.

Faça uma profunda autoanálise e identifique seus acertos e suas falhas. Quando você descobrir suas falhas, trabalhe pela melhoria de seus pontos fracos para que seu processo de desenvolvimento pessoal seja constante.

2. Estimule a criatividade para se tornar um profissional disruptivo

Um profissional disruptivo é uma pessoa criativa, adepta da cultura da inovação. Portanto, para que você atinja seu objetivo e se torne um profissional desse tipo, deve estimular seus processos criativos. Um perfil disruptivo consegue pensar em novas soluções para velhos problemas a partir de uma nova perspectiva.

Existem várias formas de estimular seu poder criativo, como ler livros interessantes, desligar um pouco a TV e fazer atividades novas. Seu cérebro cria novas conexões quando você procura fazer coisas que nunca fez antes.

3. Aumente seu poder de decisão

Quem tem uma capacidade de decisão mais desenvolvida consegue fazer escolhas de maneira muito mais segura. O medo do futuro não paralisa um profissional disruptivo. Por isso, ele confia em suas decisões que envolvem, por exemplo, a adoção corajosa de sistemas de inovação.

Procure desenvolver sua capacidade de tomar decisões. Para isso, você deve saber analisar de maneira imparcial as informações sobre a questão que envolve a tomada de decisão. Lembre-se que a melhor decisão é levada adiante sem que a pessoa se sinta sob pressão.

4. Seja flexível diante de desafios

Diante de situações estressantes e de desafios, a capacidade de adaptação conta muito para um profissional. Por isso, procure ser flexível e aberto ao novo diante de momentos de crise. Isso não significa que você será indiferente, e sim que vai manter a calma e prosseguir com sua meta mesmo em momentos difíceis.

Aceitar e viver o novo é uma das principais características do profissional disruptivo. Esse tipo de perfil está sempre disposto a ganhar experiência e conhecimento, por isso deve ter uma boa capacidade de adaptação.

Esses são os principais passos para você desenvolver suas capacidades disruptivas, como criatividade, poder de tomar decisões e autoconhecimento. Com essas técnicas, você estará no caminho certo para se tornar um verdadeiro profissional disruptivo, um perfil cada vez mais procurado pelas empresas.

Este artigo com dicas para se tornar um profissional disruptivo foi útil para o seu desenvolvimento pessoal e profissional? Então, se cadastre em nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!

Quero indicar um amigo