O mercado é dinâmico e a concorrência é alta, por isso o plano de carreira precisa ser pautado na educação continuada. Nesse sentido, para se manter atualizado, aprimorar seus conhecimentos e adquirir habilidades para o gerenciamento eficiente de negócios, o melhor caminho é fazer cursos de curta duração ou uma especialização. Contudo, uma dúvida que pode surgir é: quem pode fazer pós-graduação?

Se você faz esse questionamento, precisa conferir este post. Vamos apresentar os requisitos para realizar esse curso, o objetivo desse tipo de formação e as vantagens de se especializar. Acompanhe!

Requisitos para cursar uma pós-graduação

Alguns profissionais ficam na dúvida sobre quem pode fazer pós-graduação. O primeiro requisito para cursar uma especialização ou MBA (Master in Business Administration) é ter concluído o curso de graduação — independentemente de ser da modalidade bacharelado, licenciatura ou tecnológico.

É importante escolher um curso que tenha relação com a sua vocação profissional (sua área de formação) ou que ofereça alguma complementação, afinal é mais um degrau que você está subindo em sua carreira.

Para ingressar nesses programas, é necessário consultar as regras de cada instituição de ensino. Pode ser preciso passar pela análise de currículo ou entrevista com coordenadores ou professores.

Objetivo dessa formação

Enquanto que a graduação vai fornecer uma bagagem mais geral de conhecimento, a pós-graduação já tem uma proposta diferente: a ideia é que você adquira os conhecimentos e habilidades em uma área mais específica, aprimorando, assim, sua formação.

São aulas teóricas e estudos de caso para que o profissional possa se atualizar, reciclar conhecimentos, desenvolver habilidades e aprofundar os estudos em um segmento do mercado. No caso do MBA, o objetivo é que o aluno desenvolva habilidades de liderança e gestão.

Para ter uma formação de qualidade, a dica é escolher uma instituição de ensino de referência nos cursos de seu interesse e manter o foco nos estudos.

Vantagens de se especializar

Ao investir na educação continuada, realizando um curso de pós-graduação, você dá um passo importante na sua carreira. Confira as vantagens de fazer uma especialização ou MBA:

  • desenvolvimento profissional — as aulas vão aprofundar sua visão sobre um nicho mais específico de atuação, o que vai ajudá-lo a inovar e melhorar a qualidade do seu trabalho;
  • acompanhamento de tendências — os cursos abordam técnicas, metodologias, programas e ferramentas atualizadas da sua área, o que é importante para você ficar por dentro das rápidas mudanças do mercado;
  • crescimento da carreira — você valoriza seu currículo e fica mais preparado para disputar as melhores vagas da sua área ou para conquistar uma promoção;
  • recolocação no mercado — a pós-graduação pode abrir uma nova perspectiva de atuação para os profissionais que buscam um novo segmento de atuação;
  • conhecimentos de gestão — as aulas do MBA são direcionadas para as habilidades teóricas e práticas para você fazer um gerenciamento de qualidade do seu negócio;
  • networking — você tem contato com professores e colegas de turma que atuam na mesma área, o que permite trocar experiências e ampliar sua rede de contatos profissional.

Agora que você sabe quem pode fazer pós-graduação e os diferenciais dessa formação, comece a planejar sua carreira. É uma estratégia para aproveitar as boas oportunidades no mercado — como uma promoção na empresa em que trabalha, uma vaga de emprego ou para ter sucesso no empreendedorismo.

Já que estamos falando em ter um diferencial competitivo, descubra como se destacar desenvolvendo também as soft skills!

Quero indicar um amigo