As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. De acordo com pesquisa da We Are Social, os brasileiros gastam, em média, 3h39 por dia nesses meios. As empresas viram aí uma grande oportunidade para expandir a sua divulgação e engajar o seu público-alvo.

Você quer impulsionar o seu negócio na Internet? Não deixe de conferir a nossa lista com as redes sociais mais usadas pelas organizações!

Quais são as redes sociais ideais para o seu negócio?

Você possivelmente as utiliza em seu dia a dia. Mas conhece, de fato, o potencial que estas redes sociais têm? Entenda um pouco mais sobre as mais usadas pelas empresas!

Instagram

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Instagram conquistou públicos de diversas idades pelo design intuitivo e interativo. Ele é ideal para empresas que trabalham com um forte conceito visual. As imagens de produtos ou serviços podem compor um feed bastante atrativo.

Mas um dos grandes trunfos do Instagram é o recurso de histórias. Com conteúdos disponíveis por 24h, a marca tem o poder de se conectar com os seus consumidores, falando diretamente com eles — enquetes, caixas de comentários e o IGTV, que suporta vídeos e transmissões ao vivo, são os maiores benefícios.

Facebook

O Facebook tem sustentado o posto de rede social mais popular há alguns anos, com 2,2 bilhões de usuários cadastrados. A sua principal característica é aproximar as pessoas e promover o networking. Mas as vantagens não param por aí: as empresas também têm espaço para criar páginas, divulgar as suas ideias e reunir informações importantes sobre o seu funcionamento em um só lugar.

YouTube

Os vídeos são formatos que ganharam a atenção dos internautas nos últimos anos, garantindo ao YouTube a sua ascensão. Por dia, são mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados.

Para os negócios, ele permite a criação de conteúdos de qualidade e profundidade, além das inúmeras possibilidades de compartilhamento. As estratégias podem ir desde a utilização de personalidades para divulgação dos produtos ou serviços até storytelling sobre os diferenciais da marca.

LinkedIn

Não poderíamos terminar essa lista sem falar do LinkedIn, a rede social com objetivo de conectar profissionais e empresas. Nela, é possível criar a página da organização, a fim de divulgar oportunidades de emprego e o posicionamento da marca sobre diversas temáticas.

Enquanto isso, o profissional utiliza o seu perfil como currículo digital, inserindo as suas competências e certificações. Ele também pode publicar ou compartilhar conteúdos que demonstrem sua experiência e seus conhecimentos adquiridos.

Como potencializar o uso das redes sociais?

Agora que você já conhece as principais redes sociais para investir, chegou o momento de entender como usá-las estrategicamente. Assim, você consegue direcionar melhor os esforços da equipe e alcançar resultados satisfatórios para o seu negócio. Pense nos seguintes pontos:

  • conheça bem o seu público-alvo: para levar a mensagem à persona, é preciso entender quem ela é, quais conteúdos ela busca na Internet e como a sua solução pode ajudá-la;
  • invista em diferentes plataformas: o seu público pode não estar em peso na mesma rede social. Então, escolha ao menos 2 para investir — de acordo com o que você observou no ponto anterior;
  • busque o engajamento: de nada adianta ter um feed impecável se os conteúdos não chegam até o destinatário. É ideal trabalhar a motivação de seus seguidores para que comentem e compartilhem a mensagem;
  • trabalhe com a periodicidade: se você faz publicações muito espaçadas, corre o risco de perder a relevância diante de seu público. Por isso, faça o planejamento de pelo menos 3 conteúdos por semana;
  • entenda como se posicionar: a melhor solução para estar atualizado sobre as formas de potencializar o uso das redes sociais mais usadas é a capacitação constante. Um curso que aborda essa temática tem muito a acrescentar em sua carreira.

Como vimos, conhecer as redes sociais mais usadas pelo mercado é uma questão estratégica para ajudar a empresa a conquistar o seu espaço. Estar presente nesses meios significa aproximar a marca de seu público de forma bem prática. Só não se esqueça de que, sem planejamento, não há resultados!

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