A tecnologia é um grande motor de mudança. Não há dúvidas de que o surgimento de novas ferramentas e dispositivos alterou profundamente a forma como as pessoas vivem e o modo como as empresas operam.

Vale lembrar, entretanto, que a transformação gerada pela era digital é ainda mais profunda e atinge todos os indivíduos em suas mais diversas atribuições: as relações de trabalho, por exemplo, tiveram que se adaptar à disruptura tecnológica, a fim de enfrentar desafios iminentes e encarar novas oportunidades.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o contexto das mudanças provocadas pela tecnologia, principalmente no que diz respeito às relações de trabalho. Afinal, para além de recursos inovadores, é preciso entender que as profissões, tais como eram conhecidas, também tiveram de se adequar a um mercado já pautado pela era digital — e que os profissionais mais competentes são justamente aqueles que embarcam nessa transformação e participam de um processo focado em evolução contínua. Boa leitura e bons insights!

Como a tecnologia afeta as relações de trabalho?

Em 2018, uma pesquisa liderada pela ManpowerGroup revelou que, dos mais de 18 mil gestores entrevistados, 90% deles disseram que as suas operações seriam impactadas pela digitalização em, no máximo, dois anos. O resultado é global, já que lideranças de 43 países foram ouvidas, e reforça algo que, embora não seja novidade, continua merecendo a atenção dos profissionais: a disrupção tecnológica nas organizações.

Para começar, é pertinente dizer que o funcionamento de uma empresa se assemelha ao de uma máquina. Quando os equipamentos são modernos e as engrenagens estão ajustadas, o rendimento da fábrica é alto e o faturamento do negócio cresce.

Por outro lado, sempre que há desvios — seja uma desregulagem no molde, seja um desajuste no envase —, a produção cai e a companhia sofre com prejuízos.

Com a tecnologia e as relações de trabalho, a analogia é igualmente valiosa: quando há sinergia entre a capacidade técnica humana e o aparato tecnológico, os resultados são cada vez mais expressivos e consistentes.

Ao negligenciar o poder das inovações, os profissionais perdem a chance de se antecipar à demanda do mercado e, claro, de corresponder às novas exigências do trabalho.

Em vez de se empenharem em uma operação manual, é necessário que saibam administrar tecnologias automatizadas, tais como softwares e equipamentos de última geração.

Qual é o impacto da tecnologia nas profissões?

Em geral, o impacto da era digital é profundo e irrevogável. Não dá para retroceder e eliminar tudo o que a tecnologia fez (e continuará fazendo) pelo mercado e pelas profissões. Cabe ao profissional, portanto, a iniciativa de imergir no novo contexto e, de lá, tirar expertises relevantes às empresas tecnológicas.

No marketing, por exemplo, muita coisa mudou desde que a era digital tornou-se uma realidade quase unânime. A maior disponibilidade de dados alterou as bases da comunicação mercadológica, permitindo que as organizações (e os profissionais da área) aprofundassem o seu conhecimento a respeito dos potenciais clientes.

Imagine, por exemplo, ser capaz de segmentar o seu público com precisão e, com isso, direcionar mensagens bastante segmentadas a um custo otimizado. Essa é a realidade do marketing digital.

Agora, prossiga no relacionamento: pense na possibilidade de acompanhar toda a jornada de decisão do contato, rastreando as suas interações com base em seu perfil de consumo e nutri-lo de modo relevante até que ele esteja pronto para comprar — inclusive produtos ou serviços personalizados e ideias para ele. Essa é a perspectiva do Data Science, que culminou com o surgimento de uma nova profissão, o Data Scientist.

Tudo isso só é possível porque houve um significativo avanço tecnológico e só pôde ser viabilizado, pois há profissionais qualificados e preparados, aptos a pensar fora da caixa e a fazer acontecer.

Na prática, tal como ocorreu com o marketing, todas as profissões passam por mudanças extraordinárias — e cabe a cada um, no desejo de galgar novas posições e desafios, a missão de mergulhar no paradigma tecnológico da atualidade.

Como se preparar para um cenário de mudanças constantes?

A resposta é direta e depende exclusivamente do profissional: aprimorando-se. Somente ao buscar atualização constante, desvendando os mistérios e as potencialidades das tecnologias emergentes, é possível reunir as competências que um mercado altamente dinâmico exige.

O primeiro passo é analisar a área de atuação e vislumbrar novas oportunidades. Com isso em mente, é hora de recorrer a formações robustas — tais como pós-graduações e cursos livres —, capazes de transmitir conhecimentos atualizados sobre temas que estão em evidência.

Nesse aspecto, é importante lembrar que o impacto da tecnologia não se restringe às relações de trabalho: na educação, as metodologias EAD garantem um aprendizado ágil, cômodo e eficiente. Vale investir!

Como o cenário de transformação digital se modificou na pandemia?

Com as medidas de isolamento social impostas no enfrentamento da Covid-19, a primeira saída que as empresas tiveram para manter seus negócios funcionando de maneira relativamente tranquila foi lançar mão imediatamente de iniciativas de transformação digital, como é o caso do trabalho remoto.

Isso causou completa alteração nos processos internos e de negócios, os quais já vinham dando sinais de uma possível aceleração advinda da era digital. Porém, a surpresa da pandemia não deu alternativa às organizações, senão repensarem seus modelos de negócio para continuarem operando.

Em um curto espaço de tempo, as empresas foram forçadas a modificar processos e implantar novas iniciativas de negócio, os quais certamente perdurarão após a pandemia. Como as tecnologias digitais extinguiram fronteiras, tornou-se essencial estreitar o relacionamento entre todos os envolvidos na organização, dos colaboradores aos clientes. Essa rápida evolução provou como é possível ter uma ótima experiência com a empresa e alcançar um dinamismo organizacional pouco visto até então.

Com esse pensamento, as empresas que aproveitarem o legado deixado pela transformação digital na pandemia terão condições de enfrentar muito mais facilmente a fase de recuperação e de posicionar-se à frente da concorrência.

Qual é a importância da digitalização na pós-pandemia?

De uma medida emergencial para uma necessidade de operação no mercado. Isso é o que demonstra o cenário da era digital pós-pandemia. De agora em diante, a existência de múltiplos canais digitais tornou-se condição sine qua non para as operações organizacionais, distribuição e comercialização de produtos, bem como o próprio relacionamento com os consumidores. O motivo para tal já não é novidade: somos uma sociedade hiperconectada.

É certo que a pandemia forçou uma adaptação a curto prazo, por outro lado, foi um salto em direção à transformação digital, potencializando novas oportunidades de receita e flexibilidade para clientes e colaboradores.

Logo, as empresas que conseguem ampliar a capacidade tecnológica e os investimentos nas plataformas digitais vão refrear o impacto da pandemia e se manter operando com muito mais tranquilidade.

Como minha empresa pode se adequar ao novo normal?

Lidar com o novo normal significa que devemos estar preparados para nos adaptar aos vários impactos da pandemia de Covid-19, tanto em relação às questões sanitárias e de saúde mental, quanto à criação de um ecossistema de inovação. Abaixo, estão algumas dicas para preparar sua empresa para o novo normal.

Proteja a saúde e segurança dos colaboradores

Além dos rígidos protocolos sanitários, preste mais atenção à saúde física e mental de seus colaboradores, a fim de evitar afastamentos. Para se ter ideia, agências de saúde como a Fiocruz estão altamente preocupadas com o crescimento de diagnósticos de estresse e depressão durante a pandemia, frutos do isolamento social.

Então, valorize ações de bem-estar e de qualidade de vida associadas a medidas de higiene.

Aplique automação nos processos

Com a descentralização do escritório físico, graças ao trabalho remoto, os processos de negócios devem ser automatizados e integrados. Com um software ERP, por exemplo, suas operações de negócios e administrativas podem ser totalmente digitalizadas, evitando erros e retrabalhos, além de gerar um ambiente mais colaborativo.

Procure novas oportunidades

Crises são períodos de oportunidades. Observe as demandas por novas soluções dentro do seu nicho de atuação e adapte-se às mudanças de comportamento do consumidor. Estude como transformar seu produto ou serviço em algo inovador que contribua para as necessidades de seus clientes que, porventura, estejam surgindo.

Reconecte-se com os clientes

Além do progresso nas vendas, é preciso garantir que o elo com seus clientes seja mantido. Marque presença nas redes sociais mais populares entre eles, nutrindo-os com conteúdos relevantes e estabelecendo um relacionamento sólido na jornada de compra. Além disso, crie programas de fidelização e tenha preços competitivos.

O conteúdo prendeu a sua atenção e, de quebra, desencadeou em você uma série de reflexões sobre o mercado de trabalho e o seu próprio papel enquanto profissional ativo na era digital? Ótimo! Nosso objetivo foi cumprido. Agora, cabe a você continuar essa jornada de aprimoramento constante!

Para isso, siga nossas páginas no YouTube, LinkedIn e Facebook e fique por dentro de todas as novidades.

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe HSM University.