Os profissionais de gestão enfrentam desafios todos os dias, mas como superá-los? Uma das alternativas mais rentáveis e relevantes atualmente é contar com a ajuda das Metodologias Ágeis. Usar o Scrum no gerenciamento de projetos permite melhorar os processos e a entrega de resultados dentro do planejamento, da descrição, dos prazos e dos custos definidos.

Essa técnica tem gerado grandes níveis de satisfação por sua alta qualidade nos resultados dentro das empresas. Parte disso tem relação com a necessidade que os gestores de projetos têm de apresentar respostas rápidas e entregar produtos ou soluções de maneira satisfatória, ágil, inovadora e produtiva.

Quer saber como utilizar o método Scrum no gerenciamento de projetos? Neste post você vai aprender como funciona essa prática e as vantagens em utilizá-la. Confira!

O que é o Método Scrum

O Scrum é uma das ferramentas da Metodologia Ágil utilizadas no gerenciamento de projetos para potencializar o trabalho das equipes, além de qualificar as entregas de forma eficiente. Ele é feito a partir de ciclos de atividades programadas, chamados de sprints, com datas preestabelecidas de início e fim.

Para alcançar sucesso com cada sprint é preciso definir as atividades básicas, o período de entrega e o papel de todos os membros da equipe. Após estruturar as demandas e as etapas do projeto, o trabalho é otimizado e a equipe é organizada. Em consequência disso, o rendimento e a agilidade dos processos são aprimorados.

Alguns conceitos são comumente usados na metodologia Scrum, por isso é importante se familiarizar com termos como:

• product backlog (registro das áreas desenvolvidas no projeto);
  • release backlog (requisitos trabalhados no product backlog);
  • sprint backlog (o que deve ser feito durante determinado sprint);
  • product owner (dono do projeto);
  • scrum master (ponto de ligação entre o product owner e o restante dos profissionais);
  • team (equipe que desenvolve o produto).

As principais vantagens do Scrum

Agora que você já sabe do que se trata o Scrum e como ele funciona, reunimos 4 vantagens principais de utilizar essa metodologia nas empresas. Veja logo abaixo.

1. Auxilia no planejamento

Para um projeto alcançar o sucesso almejado é preciso cumprir o planejamento e, com os ciclos de atividades programados, esse papel é realizado. As etapas seguem períodos determinados de acordo com a necessidade, mas costumam durar de 2 a 4 semanas.

2. Facilita o controle dos processos

Cada membro da equipe que integra o Scrum exerce algum nível de controle dentro do projeto, com oportunidades de corrigir problemas rapidamente quando eles são identificados. Isso facilita o aperfeiçoamento das etapas estabelecidas e permite o controle de mudanças de acordo com as demandas do mercado.

3. Reduz falhas

Por meio de avaliações frequentes e testes, há uma melhora na qualidade dos projetos, evitando riscos e reduzindo falhas. Dessa forma, logo nos primeiros erros a situação é resolvida e aperfeiçoada na etapa seguinte, de forma a garantir resultados satisfatórios. Outro fator é que essa busca por aprimoramento auxilia no crescimento e no desempenho dos funcionários.

4. É adaptável a qualquer tipo de projeto

O Scrum é aberto às novas e diversas possibilidades, por isso é ajustável a qualquer tipo de empresa, segmento ou equipe. A sua forma maleável às diferentes situações faz com que os projetos alcancem a qualidade esperada. Inclusive, a necessidade de adaptação é um dos pilares da metodologia.

Como investir em melhorias contínuas

Por meio de ferramentas específicas é possível haver mais transparência nos processos, visto que as etapas são avaliadas e vistas por todos da equipe. Os feedbacks constantes também são práticas do método Scrum, o que contribui para um melhor desempenho. Outra vantagem é a melhoria contínua dos projetos, pois sempre que termina um sprint, uma reunião é feita para avaliação, possibilitando aprimorar os próximos passos.

Usar o Scrum no gerenciamento de projetos auxilia no desenvolvimento de produtos e soluções, proporcionando melhoria contínua, transparência, controle e redução de custos. As suas funções e o ambiente de trabalho devem ser colaborativos para que tudo dê certo, e como ele permite adaptações a qualquer negócio e equipe, a implementação dentro da empresa se torna mais fácil.

No gerenciamento de projetos é sempre importante qualificar e guiar os funcionários para obter bons resultados. Entenda como ter uma boa gestão de equipes!