Por Harley Candido

Há uma busca incessante por parte das grandes organizações à profissionais com o perfil chamado multi-skill, trata-se do conjunto de habilidades e competências a serem exercidas em diversos contextos, dentre eles, está a essencialidade em possuir um campo de visão ampliado, disciplina, flexibilidade, criatividade, resolver problemas de alta complexidade, negociação, persuasão e inteligência emocional.

Os profissionais com habilidades multi-skill, também conhecidos como trabalhadores da era 4.0, possuem uma grande diversidade de conhecimentos, característica fundamental que os tornam cada vez mais valiosos frente ao mercado de trabalho. Este profissional precisa lidar com várias informações, e captar com exatidão o que é necessário para a execução de uma determinada tarefa e assim desempenhá-la com o máximo de eficiência, objetivando a demanda versus o tempo.

Além disso, este profissional consegue ter uma visão sistêmica dos processos na empresa, sendo capaz de desenvolver novas ideias, até mesmo antecipando problemas e consequentemente oferecendo soluções rápidas para as questões do cotidiano.

Estudos revelam que nos Estados Unidos a remuneração e carreira por habilidades é uma das grandes inovações e seu crescimento tem sido contundente nos últimos anos, e com isso as empresas têm repensado seus modelos de gestão, bem como a forma de aplicação da remuneração. No Brasil embora a aplicação de remuneração e carreira por habilidades ainda seja novidade, gradativamente vem sendo adotada pelas empresas.

Vale ressaltar que, essa gama de habilidades vem com muita dedicação, tal como, por meio dos ensinos dinâmicos e com um mergulho profundo nos estudos, como bem esclarece a psicóloga e headhunter (caça – talentos) Sônia Costa: “O profissional que não investe seu tempo em atualização profissional em novos conhecimentos, novas técnicas, novas tecnologias, dificilmente terá uma carreira de sucesso na empresa. Ela lembra que antigamente o segundo grau era o bastante para conseguir um emprego e hoje o nível superior é um critério básico nos processos seletivos.”

Sendo assim, em virtude dos grandes avanços tecnológicos, os quais, estão em sintonia com as plataformas digitais modernas, as habilidades multi-skill tornam-se mais acessíveis, com ensinos teóricos e práticos, equilibrando os caminhos do conhecimento e dessa forma proporcionando o alcance de novos patamares profissionais. Patamares que poderão ser obtidos com intensa rotina de estudo, e o Ensino à distância é um meio eficaz para alcançá-los.

Por fim, a indústria 4.0com suas variedades tecnológicas mudam o mundo a todo tempo, e, é primordial que os profissionais acompanhem e se adaptem já a essa nova realidade, então, comece hoje a desenvolver suas habilidades, dispomos de uma variedade de cursos que te ajudarão a atingir resultados incríveis, encontre o seu e matricule-se.

Quero indicar um amigo