Por Marcela Correa

Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental que ela chama de “mindset”.

A palavra “mindset” tem sido muito usada em diversos segmentos. Ao pé da letra podemos traduzir como configuração da mente. Ao configurar a sua mente você torna os desafios da aprendizagem em crescimento, transformando as dificuldades em oportunidades.

Você deve estar se perguntando:

Qual a importância do Mindset  na Educação?

Para responder essa pergunta vamos dividir a mentalidade em duas partes:

Mentalidade fixa e Mentalidade de crescimento

  • A mentalidade fixa: é aquela que te impede de aprender novos saberes, isso porque é resistente as mudanças, acredita que determinadas tarefas só podem ser realizadas por pessoas que tem o dom, acredita que suas capacidades são imutáveis. Quem tem mentalidade fixa se desmotiva e fica estagnado em determinadas tarefas e na vida.
  • A mentalidade de crescimento: é aquela que acredita ser possível mudar de posicionamento sempre que necessário, que aceita novas experiências. Entende que cada erro é a oportunidade de aprendizado e a evolução para seu desempenho.

Há pessoas que sempre que encontram dificuldades em algumas áreas do ensino pensam em desistir, mas nesse mundo de rápidas mudanças não existe mais a figura do formado e sim do formando, pois a educação deve ser um processo permanente. Não podemos ficar desmotivados na primeira dificuldade e sim buscar entender em qual processo erramos no intuito de corrigir o erro.

Não estou aqui para dizer o tipo de mentalidade que você deve ter, mas para que reflita em que posição pretende estar.

O sociólogo Benjamin Barber, divide o mundo entre aprendizes e não aprendizes. Os aprendizes estão dispostos a novos modelos, se adaptam a tecnologia, aprendem a lidar com novos aplicativos, já os não aprendizes paralisam, pois tem receio de sair da zona de conforto.

Estamos na era digital e as mudanças ocorrem em uma velocidade frenética.  Sempre é tempo de aprender algo novo. O conhecimento é algo continuo e que deve ser levado por toda a vida.

Já pensou em desenvolver o seu mindset? Se começar pelo campo educacional terá a tão esperada mudança no campo profissional. Então vamos começar agora?

Abra sua mente, e se desenvolva!

Quero indicar um amigo