Por Harley Candido da Silva

Você provavelmente já ouviu falar sobre a procrastinação, mas sabe o que realmente significa?

Procrastinação é o efeito de adiamento, delonga, demora, ou simplesmente, do que muitas vezes dizemos ou pensamos de forma indutiva ou dedutiva.

O psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton, resume: “Você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação”. Isto é, você tem plena consciência do que preciso ser feito, mas é impossibilitado de executar tal ato. Há uma omissão, pois à vontade de realizar, porém falta disposição para agir.

E esta inércia traz consequências prejudiciais ao longo da vida. A Procrastinação tem efeitos indesejados e danifica a vida profissional, pessoal, os relacionamentos, inclusive, os estudos. Os índices são alarmantes, apontam que, cerca de 20% da população mundial tem um nível crônico de procrastinação.

E quais são seus reais impactos, principalmente, nos estudos online?

Os impactos do ato de procrastinar são quase todos negativos. Além de gerar um grande vilão – o hábito – que chega de maneira silenciosa, o qual acaba levando o procrastinador a uma zona de conforto, que para concluir uma determinada tarefa aguardará o momento oportuno, pode também desenvolver problemas psicológicos e fisiológicos.

O ato de prorrogar, no que tange aos estudos online, sobretudo, quando já passou de algo esporádico, leva o estudante a correr contra o tempo, acarretando do não aproveitamento ao conteúdo disponibilizado para seu desenvolvimento como aluno, produzindo frustração e até ansiedade, podendo também causar problemas de autoestima.

E o que fazer para parar de procrastinar?

– Reveja suas ações e crie novos hábitos;

– Defina metas, ainda que inicialmente sejam pequenas, o importante é ter um ponto de partida rumo a desafios maiores;

– Leia um pouco todos os dias, isso vai acrescentar muito no seu dia a dia, por exemplo, em uma comunicação mais efetiva, terá um raciocínio lógico mais preciso, tanto no trabalho, quanto nos estudos;

– Gerencie seu tempo, uma boa organização dos afazeres do dia é fundamental nesse processo.

Quero indicar um amigo