O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) costuma ser a última etapa após a realização de uma graduação ou uma pós. Também é obrigatório para que você consiga a aprovação e obtenha o certificado.

Entretanto, com o crescimento dos métodos de ensino a distância e o avanço dos recursos tecnológicos, o TCC interativo tem se tornado cada vez mais comum.

Afinal, essa é uma forma mais interessante de trabalhar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e interagir com professores e outros profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Você já conhecia essa modalidade? Venha descobrir mais informações sobre essa proposta!

O que é um TCC interativo?

Elaborar um TCC é uma tarefa bastante complexa. Contudo, enquanto nos cursos presenciais o aluno tem acesso ao orientador e consegue realizar uma troca de conhecimentos ou ter experiências que possam contribuir para o trabalho, isso é mais complicado no universo EAD – Educação a Distância.

Nesse contexto, o TCC alternativo surge como uma ferramenta para que o aluno possa trocar vivências ainda que virtualmente. Ele é elaborado com apoio em lives regulares com os orientadores, debates relacionados ao tema e workshops com profissionais que já atuem no mercado com sucesso.

Ao invés do trabalho maçante de elaborar um artigo científico sem apoio, o aluno consegue desenvolver o projeto de uma forma mais dinâmica e absorver melhor o conteúdo.

Como o TCC interativo funciona?

Para que o TCC seja bem sucedido nos cursos EAD, é necessário que o orientador se esforce para criar interação com o aluno. Universidades que promovem esse tipo de relacionamento estão sempre buscando formas de gerar proximidade e intimidade entre professor e estudantes para que não exista um sentimento de desamparo nessa tarefa final.

Assim, são promovidos eventos como lives entre profissionais especializados, encontros virtuais periódicos com o professor em que o aluno possa trocar informações e direcionar sua linha de raciocínio. Isso contribui para minimizar a distância e gerar uma maior confiança e qualidade na hora de elaborar o projeto.

Que tipo de atividade pode substituir o TCC interativo?

Na hora de apresentar o trabalho de conclusão de curso, o aluno pode escolher entre alguns formatos. Tudo vai depender das normas da universidade, o tipo de curso e suas aptidões. Em regra, o TCC interativo pode ser substituído por uma monografia, projeto prático ou artigo científico.

No primeiro caso, o trabalho tende a ser mais extenso e profundo, sendo exigido em algumas graduações. Cursos mais curtos, como uma pós-graduação, costumam recomendar o artigo científico, que são menos complexos. Os projetos são mais indicados para quem deseja colocar a mão na massa e testar uma ideia nova na prática.

Como o TCC interativo contribui para a formação na área de gestão?

Quem deseja trabalhar com gestão vai aproveitar muito o processo de elaboração do TCC interativo. Afinal, vai ser possível trocar experiências com profissionais experientes, fazer network e ter uma noção prática de como as organizações funcionam.

Investir em educação é o caminho mais seguro para alcançar o sucesso profissional. Portanto, busque sempre por aprimoramento e procure se destacar na sua área de atuação. Você vai ver que, com o tempo, o esforço valeu a pena.

Gostou das dicas? Então entre em contato conosco e confira todas as opções disponíveis para alavancar sua carreira!