O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) costuma ser a última etapa após a realização de uma graduação ou uma pós. Também é obrigatório para que você consiga a aprovação e obtenha o certificado.

Entretanto, com o crescimento dos métodos de ensino a distância e o avanço dos recursos tecnológicos, o TCC interativo tem se tornado cada vez mais comum.

Afinal, essa é uma forma mais interessante de trabalhar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e interagir com professores e outros profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Você já conhecia essa modalidade? Venha descobrir mais informações sobre essa proposta!

O que é um TCC interativo?

Elaborar um TCC é uma tarefa bastante complexa. Contudo, enquanto nos cursos presenciais o aluno tem acesso ao orientador e consegue realizar uma troca de conhecimentos ou ter experiências que possam contribuir para o trabalho, isso é mais complicado no universo EAD – Educação a Distância.

Nesse contexto, o TCC alternativo surge como uma ferramenta para que o aluno possa trocar vivências ainda que virtualmente. Ele é elaborado com apoio em lives regulares com os orientadores, debates relacionados ao tema e workshops com profissionais que já atuem no mercado com sucesso.

Ao invés do trabalho maçante de elaborar um artigo científico sem apoio, o aluno consegue desenvolver o projeto de uma forma mais dinâmica e absorver melhor o conteúdo.

Como o TCC interativo funciona?

Para que o TCC seja bem sucedido nos cursos EAD, é necessário que o orientador se esforce para criar interação com o aluno. Universidades que promovem esse tipo de relacionamento estão sempre buscando formas de gerar proximidade e intimidade entre professor e estudantes para que não exista um sentimento de desamparo nessa tarefa final.

Assim, são promovidos eventos como lives entre profissionais especializados, encontros virtuais periódicos com o professor em que o aluno possa trocar informações e direcionar sua linha de raciocínio. Isso contribui para minimizar a distância e gerar uma maior confiança e qualidade na hora de elaborar o projeto.

Que tipo de atividade pode substituir o TCC interativo?

Na hora de apresentar o trabalho de conclusão de curso, o aluno pode escolher entre alguns formatos. Tudo vai depender das normas da universidade, o tipo de curso e suas aptidões. Em regra, o TCC interativo pode ser substituído por uma monografia, projeto prático ou artigo científico.

No primeiro caso, o trabalho tende a ser mais extenso e profundo, sendo exigido em algumas graduações. Cursos mais curtos, como uma pós-graduação, costumam recomendar o artigo científico, que são menos complexos. Os projetos são mais indicados para quem deseja colocar a mão na massa e testar uma ideia nova na prática.

Como o TCC interativo contribui para a formação na área de gestão?

Quem deseja trabalhar com gestão vai aproveitar muito o processo de elaboração do TCC interativo. Afinal, vai ser possível trocar experiências com profissionais experientes, fazer network e ter uma noção prática de como as organizações funcionam.

Investir em educação é o caminho mais seguro para alcançar o sucesso profissional. Portanto, busque sempre por aprimoramento e procure se destacar na sua área de atuação. Você vai ver que, com o tempo, o esforço valeu a pena.

Gostou das dicas? Então entre em contato conosco e confira todas as opções disponíveis para alavancar sua carreira!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.