A área de Data Science ganhou espaço por ser um campo atraente, que chama atenção pelas boas análises feitas com métodos modernos e algoritmos complexos. Hoje, a Ciência de Dados tem progredido pela possibilidade de gerar valor às empresas, entregando resultado de forma rápida e precisa como solução de grandes problemas.

Continue a leitura e saiba mais sobre o Data Science, a sua aplicação e os benefícios para o ambiente corporativo!

O que é Data Science?

A Ciência de Dados é uma área interdisciplinar que investiga dados para resolver problemas reais dos negócios, com a aplicação de métodos científicos e técnicas avançadas de machine learning e inteligência artificial.

Esse campo pode resolver problemas simples e complexos do mundo corporativo. Para isso, as análises dos dados são feitas com foco na rápida e eficiente resolução de contratempos práticos nos diversos setores das empresas.

Os impactos vão depender do fluxo de dados e do tipo de problema que deve ser resolvido. Assim, eles podem envolver desde o nível operacional da organização até a descoberta de novas formas de negócio para mudar decisões em médio e longo prazo.

Em termos de áreas do conhecimento, o Data Science transita pela engenharia, ciência da computação, matemática e estatística. Tudo isso se relaciona aos negócios, envolvendo conhecimentos de administração e economia, de forma geral.

Qual é a sua aplicação?

O papel dessa tecnologia é possibilitar a extração de informações pertinentes ao conjunto de dados que parecem não ter uma relevância estratégica. Para isso, o profissional da área deve saber quais perguntas fazer, de forma a:

• identificar o problema;
  • criar métricas, buscando o sucesso na análise do retorno das iniciativas;
  • fazer o dataset analítico, com uma boa montagem do conjunto de ferramentas de análise;
  • limpar os dados, retirando todas as informações duplicadas, irrelevantes ou sem valor.

Quais são os benefícios para as empresas?

Investir e aplicar soluções de Data Science traz diversos benefícios para as empresas. Em pouco tempo, é possível ter o retorno esperado. Confira algumas vantagens a seguir.

Melhor tomada de decisão

A organização e análise dos dados permite que escolhas importantes sejam feitas com base em projeções bem fundamentadas. Com a prática, também é possível desenvolver estratégias que aumentem a taxa de conversão.

Fidelização de clientes

Fidelizar clientes pode ser um grande desafio para muitas empresas. Por isso, é importante investir na análise de dados e do comportamento do consumidor de base, de forma que as soluções desenvolvidas para atendimento ou produto forneçam indícios de satisfação.

Maior segurança

O Data Science permite estudar padrões de desempenho recorrentes nos sistemas e identificar possíveis vulnerabilidades. Dessa forma, os empreendedores podem evitar vazamento de dados confidenciais, fraudes e outros aspectos que podem causar prejuízo para o negócio.

O ambiente corporativo se modifica à medida que a transformação digital promove soluções inovadoras, como o Data Science. Para aproveitar o melhor que a tecnologia pode oferecer, é fundamental que os profissionais se mantenham atualizados por meio de pós-graduações ou cursos livres.

Gostou do assunto? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais e receba outros conteúdos exclusivos! Estamos no YouTube, no LinkedIn e no Facebook!