Todo empreendimento é potencialmente global, o que aumenta os desafios e as responsabilidades para manter a competitividade e a saúde financeira do negócio. Nesse cenário, é natural que as tendências profissionais se modifiquem e que os líderes busquem entender e lidar com a dinâmica do mercado.

Quem se distancia desse quadro e ignora as transformações a sua volta está fadado ao insucesso. Por isso, é fundamental conhecer as mudanças mercadológicas e as áreas que estão em alta para se especializar. Hoje, a atualização profissional é mais que uma recomendação: é um dever.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as principais tendências do mercado de trabalho. Boa leitura!

Descubra a importância de acompanhar as tendências do mercado de trabalho

O mercado de trabalho se transforma constantemente. O que levava décadas para mudar agora pode se tornar ultrapassado em poucos meses! O principal motivo para isso são as novas tendências e tecnologias que surgem a cada período, cada vez mais rapidamente. Elas ajudam a modernizar o processo produtivo e aprimoram o trabalho de diversos setores profissionais.

Aqueles que não se prepararem para acompanhar as mudanças podem perder vantagem competitiva diante dos concorrentes. Isso vale tanto para os profissionais que procuram um novo emprego quanto para as empresas que buscam novos talentos.

Tecnologia, mobilidade, processos de onboarding modernos, novas culturas organizacionais, benefícios flexíveis, entre outras tendências, são fatores que marcam o ambiente de trabalho atual. São essenciais para que as organizações consigam manter as suas equipes motivadas e produtivas.

Confira as principais tendências profissionais

Para entender melhor em que pontos vale a pena investir energia, você precisa saber quais são as grandes tendências profissionais da atualidade. Portanto, aproveite para descobrir algumas delas!

Flexibilização nas jornadas de trabalho

Seja na carga horária, seja na substituição do escritório físico pelo virtual, a flexibilização da jornada de trabalho é uma tendência entre profissionais e empresas que desejam um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

E isso já é uma realidade, tanto que as normas trabalhistas têm se atualizado nesse sentido. A regulamentação da escala de 12×36 para algumas categorias é um desses exemplos. Além disso, a pandemia acelerou o processo de implementação e desenvolvimento do home office — que tende a permanecer, já que representa uma grande economia financeira em alguns setores.

Investimento em tecnologias

A Transformação Digital faz despontar novas ideias e soluções para diversos setores do mercado. Tão importante quanto pensar nas possibilidades para o futuro é buscar o que pode ser aplicado hoje para melhorar os resultados do negócio.

Entre os principais investimentos em tecnologia, estão:

  • a automatização de Processos;
  • a Inteligência Artificial;
  • a Integração de Dados
  • a Computação em Nuvem;
  • o Big Data e o Analytics.

Os cursos ligados à tecnologia da informação vêm ganhando muito destaque nos últimos tempos, especialmente aqueles que se referem diretamente à implantação de sistemas, como os desenvolvedores front-end. Além desses, cadeiras ligadas à logística e gestão de marcas e tecnologias, por exemplo, também são de grande relevância diante da expansão dos e-commerces.

Uso da rede de contatos

Um novo conceito de estabilidade está em alta e vinculado ao potencial de empregabilidade. No futuro, a demanda será para que o profissional seja disputado por várias empresas. O trabalho passará a ser de curto prazo e sob demanda, exigindo um bom uso da rede de contatos para que tudo flua da melhor maneira.

É interessante mencionar que o momento em que estamos vivendo, principalmente por conta da necessidade do isolamento social temporária, fez com que esse processo se tornasse cada vez mais digital.

Além dos softwares que facilitam realizar praticamente todo o processo de recrutamento e seleção online, as redes sociais ajudam você a fortalecer e expandir a rede de contatos. Participar de eventos virtuais, como as lives, por exemplo, pode ser uma ótima forma também de ampliar o networking!

Criatividade e inovação

O que define uma pessoa criativa não é a maneira distinta de agir, mas uma forma diferente de ser. O espírito inovador e a capacidade de apresentar soluções únicas para problemas e conflitos dentro das empresas fazem com que profissionais com essas características ganhem destaque no mercado de trabalho.

Esteja sempre em busca de inovação. Alguns restaurantes, por exemplo, conseguiram se reinventar em tempos de pandemia criando cardápios adaptados para o delivery. Da mesma forma que os e-commerces e serviços em domicílio ganharam forte destaque. Logo, observe as necessidades do mercado e se empenhe em inovar!

Veja como se preparar melhor para o futuro

Para se destacar e ganhar espaço no mercado de trabalho atual é necessário preparo e dedicação. Quer saber como fazer isso? Temos algumas dicas muito legais. Veja a seguir!

Aposte na capacitação constante

Concluir o ensino superior nem sempre é o suficiente para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Para conquistar novas oportunidades na carreira, é fundamental investir em cursos para se aperfeiçoar e expandir os seus conhecimentos.

As empresas buscam profissionais alinhados às novas tendências do mercado e dispostos a estar sempre atualizados e bem preparados para propor visões estratégicas ao negócio.

Dessa forma, o diferencial está na capacidade de agregar cada vez mais experiências e qualificações ao seu currículo. O ensino digital pode ser a ferramenta perfeita para chegar lá nesse momento!

Tenha mais habilidades de gestão

Ter boas habilidades de gestão é uma das grandes tendências do mercado de trabalho no futuro. Afinal, com horários mais flexíveis e modelos de gestão colaborativos, você precisa aprender a gerenciar melhor seu tempo, além de agir bem no trabalho em equipe. Ou seja, aprender a lidar com essa autonomia conferida ao time é essencial para garantir bons resultados.

Fortaleça sua rede de contatos

Fortalecer a sua rede de contatos é a maneira mais segura de garantir estabilidade profissional. Nesse caso, a ideia não é evitar a demissão e permanecer em uma boa empresa por muito tempo.

O cerne da questão é saber que existem outras empresas interessadas em você e que, caso ocorra o desligamento, rapidamente aparecerá outra oportunidade igualmente interessante — ou até melhor. Para conquistar essa conveniência, procure fortalecer sua rede de contatos. Participe de eventos da área, aposte no networking e aproveite a internet para aproximar os laços interpessoais.

Informe-se sobre oportunidades

Mesmo nessa fase tão delicada pela qual estamos vivendo, alguns setores ganharam força. Dessa maneira, eles continuam contratando e podem até mesmo precisar de mão de obra extra. Portanto, fique de olho nas oportunidades que possam surgir de onde menos se espera.

As tendências do mercado de trabalho estão mudando a forma como fazemos negócio. Ignorar que elas existem apenas prejudica o seu desenvolvimento profissional e faz as empresas perderem espaço no mercado. Por isso, esteja sempre atualizado!

Gostou das dicas para garantir um melhor posicionamento no mercado de trabalho? Então continue com a gente e veja também qual é o futuro do aprendizado pós-pandemia.

Quero indicar um amigo