Você sabia que existem vários tipos de liderança? A forma como conversamos com nossos liderados, a relação estabelecida no ambiente de trabalho e nossos comportamentos interferem diretamente no desempenho das equipes.

Por isso, é importante entender qual é o seu estilo de liderança e como ela pode beneficiar, ou prejudicar, a empresa. Assim, você fica mais preparado para responder aos desafios do dia a dia, mas também pode tirar o máximo de proveito das suas características.

Para ajudar nessa tarefa, selecionamos quatro tipos de liderança que você precisa conhecer. Confira!

1. Líder autocrático

O líder autocrático é o clássico chefe. Ele é o verdadeiro decisor e sua equipe apenas segue seu comando. Pessoas que trabalham com esse modelo de liderança tendem a concentrar muito poder e ignorar (em parte ou totalmente) as opiniões dos colaboradores.

Esse modelo de gestão tem suas vantagens:

  • o líder autocrático traz agilidade para a tomada de decisão;
  • o controle dos processos ficam na mão do gestor;
  • a equipe pode ser mais especializada e focar nas tarefas;
  • os colaboradores tendem a produzir mais quando o líder está por perto.

É claro que esse modelo também tem desvantagens. São elas:

  • na ausência do gestor os colaboradores podem produzir menos;
  • o líder passa a ser visto como um ditador;
  • os colaboradores não contribuem com ideias;
  • o gestor tende a ficar sobrecarregado em função da centralização de poder;

2. Líder democrático

Os líderes democráticos são fãs da participação da sua equipe. Eles gostam de receber ideias e sugestões, e estimulam as pessoas para que elas façam isso. Além disso, gestores com esse perfil são muito preocupados com a satisfação e o bem-estar do time.

As vantagens desse tipo de liderança são:

  • existe interação entre líder e equipe;
  • a colaboração do time é valorizada;
  • todos se sentem mais responsáveis pelos projetos;
  • a equipe se compromete mais com seus trabalhos.

Entretanto, esse modelo também tem algumas desvantagens. Como:

  • a tomada de decisão pode ser lenta, já que várias pessoas participam do processo;
  • a equipe precisa ser madura e experiente para que essa gestão funcione;
  • algumas tarefas ou processos ficar sem controle por falta de alguém que assuma a direção do projeto.

3. Líder liberal

O líder liberal segue um tipo de liderança mais voltado para a delegação de tarefas. Ele entende que a equipe já é madura e que não depende tanto de orientações, então confia na capacidade de autogestão de cada membro.

Esse modelo de gestão de pessoas tem vantagens visíveis. São elas:

  • os membros da equipe são livres para tomar decisões, o que acelera as entregas;
  • o líder confia em seus liderados e isso os motiva;
  • a burocracia reduz e o poder é descentralizado.

Por outro lado, as desvantagens desse tipo de liderança também chamam muito a atenção. É o caso de:

  • baixa produtividade graças a falta de orientação e controle de qualidade;
  • os colaboradores podem se sentir perdidos e sem saber o que devem fazer;
  • as pessoas ficam mais individualistas e perdem o respeito pelo líder.

4. Líder coach

O líder coach é focado em desenvolver o potencial de sua equipe. Ele identifica competências, talentos e habilidades, além de estimular as pessoas para que os desenvolvam no ambiente corporativo.

As grandes vantagens desse modelo são:

  • a performance dos colaboradores é o foco;
  • os membros da equipe têm maior compromisso;
  • o processo de feedback acontece constantemente;
  • tanto líder quanto liderados se desenvolvem diariamente.

Dentre as desvantagens desse modelo de liderança, temos:

  • ela não é efetiva quando as pessoas não estão dispostas a se desenvolverem ou mudar seus comportamentos;
  • às vezes é necessário comprometer as entregas de curto prazo para investir no crescimento do colaborador;
  • os líderes precisam dedicar mais tempo ao desenvolvimento da equipe.

Como você pôde ver, existem vários tipos de liderança e todos eles têm vantagens e desvantagens. Então, a melhor forma de gerir pessoas vai depender das suas habilidades, da maturidade da equipe e da flexibilidade da empresa.

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