Por Marcela Correa

Você já parou para pensar que a aprendizagem nos conduz tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional? A identidade profissional é formada por uma gama de aprendizado e experiências que ocorrem em determinada etapa da vida, mas que sempre vai se modificando à medida que novas experiências de aprendizagem vão se somando.

As mudanças ocorridas na sociedade e a maneira que elas impactaram na educação interferiram diretamente na aprendizagem dos adultos. Os impactos mais notáveis foram na esfera da tecnologia e na produção da informação. O modelo tradicional de ensino nas escolas tem sido questionado e dessa forma as instituições mudaram suas maneiras de expor seus conteúdos. O ensino EAD está em alta no mercado e com ele veio a nova ótica de aprendizagem. Os estudantes de hoje precisam atuar como indivíduos autônomos.

A tecnologia é de suma importância para o conhecimento ao longo da vida. A utilização de computadores abriu novos caminhos para estratégias de aprendizagem individual. Esse modelo de aprender traz também a flexibilidade de horários, permitindo que cada indivíduo utilize outros ambientes para sua aprendizagem.

A expressão “LIFELONG LEARNING”, cuja tradução literal significa aprendizagem por toda a vida, está ligada a aprendizagem contínua. Esse conceito de aprendizagem nos acompanha diariamente quando acessamos Blogs, fóruns de discussões, cursos de curta duração, entre outros.

Você já pensou se deseja mudar ou desaparecer? Pois bem, temos que nos atualizar o tempo todo para conseguirmos acompanhar a evolução do mundo contemporâneo. Devemos buscar aprender as novas técnicas de trabalho e novas formas de conhecimento. Hoje, passamos por um processo onde devemos focar na reinvenção constante. Profissões já foram substituídas, instrumentos de trabalho, equipamentos domésticos, curso presencial, etc.  Diante dessas mudanças devemos nos perguntar: vale a pena ser resistentes à elas? O mundo nos obriga a mudar, a aprender e reaprender no intuito de atender e responder a realidade atual.  Grande parte do aprendizado teórico que adquirimos, aplicamos em nossa atividade profissional. O desenvolvimento de novas habilidades faz parte de nossa busca por conhecimento contínuo.

Quero indicar um amigo