Michael Cusumano

Michael A. Cusumano é o Professor de Administração da SMR na MIT Sloan School of Management. Anteriormente, ele realizou uma consulta conjunta na Escola de Engenharia. O professor Cusumano é especialista em estratégia, desenvolvimento de produtos e empreendedorismo em software de computador, automóveis e eletrônicos de consumo. Durante 2016-17, ele foi vice-presidente especial e decano de empreendedorismo e inovação da Universidade de Ciência de Tóquio, onde fundou o Centro de Empreendedorismo e Inovação de Tóquio e projetou um novo currículo de Gerenciamento de Tecnologia, bem como uma nova escola de negócios que fundiu a Graduate School of Innovation e a School of Management.
Cusumano recebeu um diploma de bacharel em Princeton 1976 e um doutorado em Harvard em 1984, e completou uma bolsa de pós-doutorado em Gerenciamento de Produção e Operações na Harvard Business School durante 1984-86.
Ele foi professor visitante no Imperial College, Universidade de Tóquio, Universidade Hitotsubashi, Universidade de St. Gallen, Universidade de Maryland e Universidade Ludwig Maximilian de Munique. Ele consultou e lecionou para aproximadamente 100 organizações, incluindo Alcatel, Amadeus, AOL, ARM, AT&T, BMC Software, Business Objects, Cisco, Ericsson, Fiat, Ford, entre muitas outras. Atualmente, ele é diretor de duas empresas de serviços financeiros e tecnologia de capital aberto: Orix Corporation no Japão e Ferratum Group na Europa.
Publicou 14 livros e mais de 120 artigos e colunas. Seu livro mais recente é The Business of Platforms: Strategy in the Age of Digital Competition, Innovation and Power (2019, com Annabelle Gawer e David Yoffie). Seu livro anterior com David Yoffie, Regras de estratégia: cinco lições atemporais de Bill Gates, Andy Grove e Steve Jobs (2015), foi traduzido para 18 idiomas e recebeu ampla cobertura da CNBC, Bloomberg News, The New York Times, The Economist, The Financial Times, Fast Company e outros meios de comunicação.

Habilidades

Postado em

8 de novembro de 2019