Peter Drucker

Peter Drucker (1909-2005) foi um consultor administrativo, analista financeiro, professor, jornalista e escritor austríaco. Foi considerado um dos maiores especialistas em Administração Moderna.
Estudou Direito na Universidade de Hamburgo, na Alemanha e concluiu o doutorado em Direito Internacional pela Universidade de Frankfurt. Nessa época colaborou com jornais e empresas envolvidas com o comércio internacional. Algumas opiniões desagradaram o governo alemão e em 1933 mudou-se para a Inglaterra.
Em 1937, depois de casado, transferiu-se para os Estados Unidos. Foi professor do Sarah Lawrence College. Entre 1950 e 1971 foi professor de Administração da Graduate Business School da New York University. A partir de 1972 lecionou Ciências Sociais e Administração na Claremont Graduate University em Claremont, Califórnia. Atuou como colunista da The Wall Street Journal, de 1975 a 1995 e proferiu palestras na Harvard University.
Peter Drucker foi consultor especializado em estratégia e política para as empresas e instituições sem fins lucrativos. Trabalhou com várias das maiores corporações, empreendimentos e empresas de pequeno porte, universidades, hospitais, serviços comunitários, e com órgãos do Governo norte-americano, do Canadá, do Japão, entre outros países.
Influenciou um grande número de líderes e de organizações em todos os setores da sociedade. Tornou a “gestão” uma disciplina respeitada e acessível. Na sua visão, a gestão é uma disciplina prática e humanista que se abastece de ciências como a Economia, Psicologia, História, Matemática, Teoria Política e Filosofia. Foi aclamado pela Business Week como o homem que inventou a gestão.
A primeira obra de Drucker foi “The End of Economic Man”, publicada em 1939. Escreveu um total de 39 livros, junto com inúmeros artigos acadêmicos. Entre seus livros destacam-se: “A Sociedade Pós-Capitalista” (1993), “Administrando em Tempos de Grandes Mudanças” (1995) e “Desafios Gerenciais para o Século XXI” (1999).
Peter Drucker passou os últimos 30 anos de sua carreira na Universidade de Claremont. Em 2002 e recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos.

Habilidades

Postado em

8 de novembro de 2019