Vania Somavilla

Vania Somavilla foi designada Diretora-Executiva de Recursos Humanos, Saúde e Segurança, Sustentabilidade e Energia em novembro de 2011. Estão também sob sua responsabilidade as áreas de Assuntos Corporativos, Relações Institucionais, Segurança Patrimonial, Comunicação, bem como a Fundação Vale. Já esteve à frente da Diretoria Executiva de Recursos Humanos e Serviços Corporativos.
Construiu sua carreira profissional na Vale, onde ingressou em 2001 para exercer o cargo de Gerente-Geral de Planejamento de Comercialização de Energia. De março de 2004 a março de 2010, foi Diretora do Departamento de Energia e acumulou a função de Diretora-Presidente da Vale Energia S.A., no período de abril de 2009 a maio de 2010, e de Diretora-Presidente da Petroleum Geoscience Technology Ltda., atual Vale Óleo e Gás S.A. Passou a ocupar o posto de Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Vale em abril de 2010. Entre 1995 e 2001, foi Coordenadora de Desenvolvimento de Novos Negócios de Geração de Energia e Projetos de Geração e Acompanhamento de Implantação de Usinas Hidrelétricas de Pequeno e Grande Porte na Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).
Participou do Conselho Deliberativo de diversos consórcios do setor de energia, como o Consórcio Energético Foz do Chapecó, Consórcio Estreito Energia (CESTE), Consórcio Geração Santa Isabel (GESAI), Consórcio Capim Branco Energia e Consórcio da Usina Hidrelétrica de Aimorés. Foi membro do Conselho de Administração da Vale Soluções Energia S.A. (VSE) e membro suplente do Conselho de Administração da Ultrafértil S.A.
Atualmente, é Diretora-Presidente de entidades que desenvolvem atividades na área de meio ambiente, como Vale Florestar S.A., Instituto Ambiental Vale e Associação Vale para o Desenvolvimento Sustentável.
Vania Somavilla é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-graduação em Engenharia de Barragens pela Universidade Federal de Ouro Preto e MBA em Finanças Empresariais pelo IBMEC Business School, Belo Horizonte, MG. Cursou também o Transformational Leadership Program do MIT, Estados Unidos, e o Mastering Leadership Program do IMD, Suíça. Possui ainda curso de extensão em Management of Hydro Power Utilities pela SIDA, Suécia.

Habilidades

Postado em

7 de novembro de 2019